Fábrica de Estrutura Metálica com Alta Tecnologia
Nossa fábrica possui seu layout em linha, com 510 metros de comprimento, possibilitando o processo ininterrupto entre as etapas de fabricação; Possuímos unidade própria de fabricação de Vigas Soldadas, a qual está situada na mesma planta com linha dupla de produção e alta tecnologia, atendendo as demandas internas e externas, o que permite a redução de custos e agilidade nos processos. Contamos com um Pórtico de 100 toneladas que propicia a execução de peças de grande portePrimeira empresa da América do Sul a utilizar equipamento de plasma robótico (desde 2011) para traçar posições de elementos à serem soldados em colunas e vigas.
Pioneira em sistema especial de transporte interno e carregamento em sequência de montagem (desde 2013).
Linhas CNC em duplicidade para cada tipo de produção e 3 geradores à diesel de 500 KWA cada, os quais evitam atrasos e percalços no fornecimento;
Pioneira em sistema especial de transporte interno e carregamento em sequência de montagem (desde 2013).
Linhas CNC em duplicidade para cada tipo de produção e 3 geradores à diesel de 500 KWA cada, os quais evitam atrasos e percalços no fornecimento;
Fábrica de Estrutura Metálica com Alta Tecnologia
Nossa fábrica possui seu layout em linha, com 510 metros de comprimento, possibilitando o processo ininterrupto entre as etapas de fabricação; Possuímos unidade própria de fabricação de Vigas Soldadas, a qual está situada na mesma planta com linha dupla de produção e alta tecnologia, atendendo as demandas internas e externas, o que permite a redução de custos e agilidade nos processos. Contamos com um Pórtico de 100 toneladas que propicia a execução de peças de grande portePrimeira empresa da América do Sul a utilizar equipamento de plasma robótico (desde 2011) para traçar posições de elementos à serem soldados em colunas e vigas.
Pioneira em sistema especial de transporte interno e carregamento em sequência de montagem (desde 2013).
Linhas CNC em duplicidade para cada tipo de produção e 3 geradores à diesel de 500 KWA cada, os quais evitam atrasos e percalços no fornecimento.
Pioneira em sistema especial de transporte interno e carregamento em sequência de montagem (desde 2013).
Linhas CNC em duplicidade para cada tipo de produção e 3 geradores à diesel de 500 KWA cada, os quais evitam atrasos e percalços no fornecimento.
Processos de Fabricação
Clique nos itens abaixo para conhecer os detalhes de cada processo de fabricação das estruturas metálicas pesadas
FABRICAÇÃO DE VIGAS SOLDADAS
Cada linha monta, solda e desempena Vigas Soldadas de até 3,5 metros de altura e 1 metro de largura. Utilizam processo de solda ao arco submerso tipo twin arc e tandem arc. Vigas Soldadas A divisão de Vigas Soldadas é uma extensão da FAM Construções Metálicas Pesadas. Situada na mesma planta, a fábrica de Vigas Soldadas está equipada com duas linhas iguais de produção, de última geração. Cada linha monta, solda e desempena Vigas Soldadas de até 3,5 metros de altura e 1 metro de largura. Utiliza processo de solda ao arco submerso tipo twin arc e tandem arc. Com uma linha de fabricação de 300 metros lineares, a divisão de Vigas Soldadas está apta a atender uma demanda de 600 metros de Vigas por dia. Fabricamos Vigas “I” e “H” tipo CS, CVS, VS, PS, Vigas “T” e tipo “Caixão”, com comprimentos de 4 à 12 metros (standard), podendo atingir, com emenda, até 20 metros quando a Viga não for esbelta. Nosso sistema de fabricação de Vigas Soldadas obedece a Norma NBR 5884:2013 e está certificado pela norma ISO9001/2008 seguindo rigorosos padrões de qualidade. As Vigas Soldadas FAM seguem o padrão de fabricação de acordo com os níveis de qualidade descritos abaixo:
- Padrão 1 Padrão de qualidade para Vigas destinadas à Plataformas Offshore, Usinas Nucleares, Vigas de Rolamento, etc.
- Padrão 2 Estruturas para galpões industriais, estruturas para sustentação de equipamentos, edifícios de múltiplos andares, etc.
- Padrão 3 Vigas para estaqueamento, contrapesos, postes, etc.
PREPARAÇÃO DE CHAPAS
PREPARAÇÃO DE VIGAS
TRAÇADO
MONTAGEM E SOLDA
Além disso, temos também equipamentos de arco submerso e máquinas elétricas para ponteamento e goivagem na estrutura metálica.
Em alguns setores, podemos construir peças de até 100 toneladas.
JATEAMENTO E PINTURA
Os materiais tem sua rugosidade constantemente medida com o equipamento Rugosímetro, de modo a seguir as normas de pintura aplicáveis para cada obra.
No jateamento são aplicadas granalhas de aço de primeira linha, livre de contaminações. As partículas de pó são automaticamente removidas através de filtros. Pintura As tintas são misturadas através de equipamentos de controle digital e aplicadas com máquinas de sistema airless, o qual controla a pressão e a vazão da tinta.
A umidade e a temperatura do setor são controladas pelo o instrumento de medição Termo-Higrômetro, a fim de garantir a qualidade da pintura na estrutura metálica
MOVIMENTAÇÃO
Além disso, temos ainda diversas pontes rolantes, braços giratórios, guindaste, eletroimãs e pórticos, capazes de transportar uma única peça de estrutura metálica até 100 toneladas.
EXPEDIÇÃO E CARREGAMENTO
Peças de grandes dimensões são carregadas uma a uma e calçadas com caibros de madeira. Chapas e cantoneiras de ligação até cerca de 500mm, são acondicionadas em caixas de madeira. Parafusos, porcas e arruelas serão acondicionadas em sacos de rafia ou caixas de papelão, colocadas dentro de caixas de madeira. Identificação de Peças Através de marcação em baixo relevo e identificação com etiquetas código de barras, aplicada nas peças da estrutura metálica.
As peças até 3.000 Kg serão carregadas com cintas de nylon, a fim de se evitar danos à estrutura metálica. Carregamento No carregamento a estrutura metálica é separada e embarcada conforme prioridade de montagem, um importante diferencial da FAM.
A estrutura metálica é separada por prioridades e as cargas são finalizadas antes da chegada do veículo de transporte, possibilitando também, a emissão antecipada dos romaneios de embarque. Ao chegar o veículo, a carga (incluindo colunas, vigas, caixas, pacotes, etc.) é içada de uma só vez, através de nossa máquina especial de carregamento, uma das únicas da América do Sul, otimizando assim, o carregamento da estrutura metálica.
Desta forma, conseguimos garantir o embarque da estrutura metálica em sequência de montagem, evitando se erros de conferência das cargas..
FABRICAÇÃO DE VIGAS SOLDADAS
FABRICAÇÃO DE VIGAS SOLDADAS
Cada linha monta, solda e desempena Vigas Soldadas de até 3,5 metros de altura e 1 metro de largura. Utilizam processo de solda ao arco submerso tipo twin arc e tandem arc. Vigas Soldadas A divisão de Vigas Soldadas é uma extensão da FAM Construções Metálicas Pesadas. Situada na mesma planta, a fábrica de Vigas Soldadas está equipada com duas linhas iguais de produção, de última geração. Cada linha monta, solda e desempena Vigas Soldadas de até 3,5 metros de altura e 1 metro de largura. Utiliza processo de solda ao arco submerso tipo twin arc e tandem arc. Com uma linha de fabricação de 210 metros lineares, a divisão de Vigas Soldadas está apta a atender uma demanda de 600 metros de Vigas por dia. Fabricamos Vigas “I” e “H” tipo CS, CVS, VS, PS, Vigas “T” e tipo “Caixão”, com comprimentos de 4 à 12 metros (standard), podendo atingir, com emenda, até 20 metros quando a Viga não for esbelta. Nosso sistema de fabricação de Vigas Soldadas obedece a Norma NBR 5884:2013 e está certificado pela norma ISO9001/2008 seguindo rigorosos padrões de qualidade. As Vigas Soldadas FAM seguem o padrão de fabricação de acordo com os níveis de qualidade descritos abaixo:
- Padão 1 Padrão de qualidade para Vigas destinadas à Plataformas Offshore, Usinas Nucleares, Vigas de Rolamento, etc.
- Padão 2 Estruturas para galpões industriais, estruturas para sustentação de equipamentos, edifícios de múltiplos andares, etc..
- Padão 3 Vigas para estaqueamento, contrapesos, postes, etc.
PREPARAÇÃO DE CHAPAS
PREPARAÇÃO DE CHAPAS
PREPARAÇÃO DE VIGAS
PREPARAÇÃO DE VIGAS
TRAÇAGEM
TRAÇAGEM
Com esse equipamento é possível traçar os perfis, indicando com precisão as posições de montagem e solda dos elementos secundários na estrutura metálica, dispensando em diversos casos a utilização de trena, esquadro, compasso e demais instrumentos.
MONTAGEM E SOLDA
MONTAGEM E SOLDA
Além disso, temos também equipamentos de arco submerso e máquinas elétricas para ponteamento e goivagem na estrutura metálica.
Em alguns setores, podemos construir peças de até 100 toneladas.
JATEAMENTO E PINTURA
JATEAMENTO E PINTURA
A umidade e a temperatura do setor são controladas pelo o instrumento de medição Termo-Higrômetro, a fim de garantir a qualidade da pintura na estrutura metálica.
MOVIMENTAÇÃO
MOVIMENTAÇÃO
Além disso, temos ainda diversas pontes rolantes, braços giratórios, guindaste, eletroimãs e pórticos, capazes de transportar uma única peça de estrutura metálica até 100 toneladas.
EXPEDIÇÃO E CARREGAMENTO
EXPEDIÇÃO E CARREGAMENTO
Peças de grandes dimensões são carregadas uma a uma e calçadas com caibros de madeira.
Chapas e cantoneiras de ligação até cerca de 500mm, são acondicionadas em caixas de madeira.
Parafusos, porcas e arruelas serão acondicionadas em sacos de rafia ou caixas de papelão, colocadas dentro de caixas de madeira. Identificação das peças Através de marcação em baixo relevo e identificação com etiquetas código de barras, aplicada nas peças da estrutura metálica. As peças até 3.000 Kg serão carregadas com cintas de nylon, a fim de se evitar danos à estrutura metálica. Carregamento No carregamento a estrutura metálica é separada e embarcada conforme prioridade de montagem, um importante diferencial da FAM. A estrutura metálica é separada por prioridades e as cargas são finalizadas antes da chegada do veículo de transporte, possibilitando também, a emissão antecipada dos romaneios de embarque. Ao chegar o veículo, a carga (incluindo colunas, vigas, caixas, pacotes, etc.) é içada de uma só vez, através de nossa máquina especial de carregamento, uma das únicas da América do Sul, otimizando assim, o carregamento da estrutura metálica. Desta forma, conseguimos garantir o embarque da estrutura metálica em sequência de montagem, evitando se erros de conferência das cargas.